sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

O que a Ciência diz sobre Deus?

por Felipe Nogueira Barbara de Oliveira
  
Alguns teólogos e religiosos dizem que a ciência nada pode falar sobre Deus, já que a ciência estuda o mundo natural e Deus faz parte do mundo sobrenatural. Há problemas com tal separação. Primeiro, se Deus é uma entidade completamente sobrenatural, não tem como ele interferir na vida dos seres humanos, que residem no mundo natural. Mas quando Deus atende uma prece e salva uma vida, há uma intervenção direta no mundo natural, que é passível de investigação pela ciência. Aliás, uma pergunta extremamente válida é justamente de que maneira Deus atua, por exemplo, nas partículas de um tumor para reduzir seu tamanho? Em segundo lugar, essa separação é totalmente arbitrária. Por que a realidade é, obrigatoriamente, separada em duas? Não podemos pré-definir o que é a realidade, não podemos forçar a realidade a encaixar com nossas crenças. São as nossas crenças que devem ser adaptadas de acordo com as evidências da realidade. Ciência é justamente a maneira de interrogar como a realidade funciona.

Na história da humanidade, acreditamos em diversos deuses diferentes. À medida que o nosso conhecimento sobre o funcionamento do Universo foi aumentando, o papel de Deus (ou deuses) nas explicações foi diminuindo. Porém, muitas pessoas acreditam, pelo menos, em uma forma de criacionismo.


Antes de Charles Darwin publicar A Origem das Espécies, dominava a crença de que Deus tinha criado as espécies de forma independente. O teólogo William Palley fez a seguinte analogia: assim como a complexidade do design de um relógio nos leva à conclusão de que ele possui um criador, o mesmo pode ser dito em relação ao olho humano, por exemplo. Palley argumentou que "todas as manifestações de um design que existem no relógio existem também nas obras da natureza..."Para Palley, Deus tem função similar de um relojeiro; Deus é o criador inteligente da complexidade observada na natureza.  No entanto, Charles Darwin e Alfred Russel Wallace mostraram que, na realidade, não há nenhum criador; a complexidade observada é explicada pela seleção natural. Diferente de um relojoeiro, que projeta suas engrenagens e molas imaginando o resultado final, a seleção natural é um processo cego, inconsciente e automático. A seleção natural, como cunhou Richard Dawkins, é o relojoeiro cego. A Teoria da Evolução mostra que partindo de uma forma de vida bem básica, como uma molécula auto-replicadora, é possível atingir a complexidade de um indivíduo humano.

O criacionismo de Palley, o que eu chamo de criacionismo biológico, já deveria ter caído em total desuso. A Evolução é suportada por uma convergência de evidências de sete diferentes áreas da biologia e não possui nenhuma evidência contrária. Religiosos (principalmente criacionistas, nesse caso) repetem que a evolução é "apenas uma teoria". Evolução é uma teoria, assim como a gravidade. Espero que as pessoas não se joguem de prédios afirmando que a gravidade é "apenas uma teoria". A Evolução é uma das teorias cientificas mais testadas e corroboradas; a evolução é tão verdade quanto, por exemplo, a afirmação de que a Terra orbita o sol.  Alguns religiosos afirmam aceitar a evolução, mas dizem que ela foi guiada por Deus. Mas isso não   é a teoria da evolução; é uma adaptação errada da ciência para encaixar crenças pessoais.  No entanto, ainda há lacunas no conhecimento para a hipótese de Deus como explicação. A evolução não explica a origem da vida, um problema da química ainda sem solução, e ainda  há o criacionismo cosmológico, onde Deus criou o universo.

Em qualquer tipo de criacionismo, a explicação que Deus criou o universo e/ou a vida não é satisfatória, já que postula-se uma entidade mais complexa (Deus) do que aquelas que desejamos explicar. Deus, de acordo com diferentes religiões, é uma entidade que comunica-se com um vasto número de pessoas em todos os idiomas possíveis, intervem simultaneamente na vida de várias pessoas, etc. O que eu quero dizer é: se a complexidade do olho humano precisa de explicação, a complexidade de Deus também; se o universo e/ou os seres vivos foram criados por Deus, quem criou Deus? A usual resposta que religiosos fornecem para essa pergunta é que Deus sempre existiu e não foi criado. Para dizer isso não é necessário postular Deus, basta dizer que o universo (ou a vida) sempre existiu e não foi criado.

Uma das mais interessantes idéias que aprendi na ciência pode estar relacionada com a criação do universo. Espaco vazio, isto é espaço sem matéria, não é totalmente vazio. Diversas partículas e anti-partículas são criadas "do nada", elas se chocam e deixam de existir. Tudo isso ocorre muito rapidamente. Esse fenômeno, chamado de flutuação quântica, foi observado independentemente em diferentes experimentos. A hipótese é que, em determinadas condições, esse conjunto de partículas "virtuais" poderiam aparecer do nada, mas não desaparecer, permitindo a criação de um ou até mais universos. Como explicam os físicos Hawking e Mlodinow no livro O Grande Projeto: "flutuações quânticas levam a criação de minúsculos universos a partir do nada. Uns poucos desses atingem tamanho crítico, e então se expandem de um modo inflacionário, formando galáxias, estrelas e, ao menos em um caso, seres como nós."  O cosmólogo Lawrence Krauss publicou em 2012 o livro A Universe From Nothing (sem tradução para o português) dedicado a esse assunto, onde ele deixa claro que "na gravidade quântica, universos podem, e na verdade sempre irão, aparecer do nada."

Teólogos, religiosos e crentes de uma maneira geral insistem em repetir que a ciência não refuta a existência de Deus. Isso está tecnicamente correto: a ciência não refuta a existência de Deus, mas também não refuta a existência de papai noel, dragões e unicórnios. Hipóteses que lidam com a existência de alguma coisa são irrefutáveis: é impossível encontrar evidências de que algo não existe.

É importante ressaltar que, mesmo não havendo respostas definitivas para algumas perguntas, não quer dizer que Deus seja a resposta, ou que qualquer outra resposta esteja correta. Qualquer que seja a explicação, ela precisa ser suportada por evidências. E, pelo menos até agora, a ciência não encontrou nenhuma evidência para a existência de Deus; a ciência não só não inclui Deus nas suas explicações, como tem feito enorme progresso sem recorrer a nenhuma entidade sobrenatural. Para ciência, Deus é desnecessário, além de muito improvável. Como explica o cosmólogo Sean Carrol em Why (Almost All) Cosmologist are Atheists, "de todas maneiras na qual Deus foi considerado uma hipótese útil, há explicações alternativas que não requerem nada fora de uma descrição completamente formal e materialista. Concluo que adicionar Deus só torna as coisas mais complicadas, e essa hipótese deve ser rejeitada pelo rigor científico".


Para ler mais:

1 - Richard Dawkins. O Relojoeiro Cego. A teoria da evolução contra o desígnio divino. 1986
2 - Richard Dawkins. O Maior Espetáculo da Terra. As evidências da evolução. 2010.
3 - Richard Dawkins. Deus, um Delírio. 2006
4 - Stephen Hawking & Leonard Mlodinow. O Grande Projeto. 2010
5 - Lawrence M. Krauss. A Universe From Nothing. Why There Is Something Rather Than Nothing. 2012
6 - Victor J. Stenger.  God The Failed Hypothesis. How Science Shows God Does Not Exist. 2008
7 - Victor J. Stenger. The Fallacy of Fine-Tunning. Why The Universe Is Not Designed For Us. 2011
8 - Michael Shermer. Why Darwin Matters. The Case Against Intelligent Design. 2007
9 - Michael Shermer. Nothing is Negligible. Why There is something Rather than Nothing. Skeptic Magazine. Vol 17. No 3. 2012.
10 - Sean Carrol. Why (Almost All) Cosmologists are Atheists. 2005

------

Agradeço ao Ricardo Gomes pelos comentários.












32 comentários:

  1. Se Deus pra você não existe como você me explica o ar que sai dos seus pulmões? Como você explica o SOL, a LUA, a AGUÁ, o VENTO, as ESTRELAS? De onde você acha que vem sua INTELIGENCIA? O pulsar do seu CORAÇÃO? Tudo isso e mérito de DEUS! Não pense que se não fosse a bondade de DEUS você ao menos teria chegado a esse mundo! E DEUS quem dá a VIDA! E é a Ele a quem tudo esta SUBMETIDO, NO CÉU NA TERRA E NOS INFERNOS!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele também não ve o ar, mas acredita no ar! Engraçado né?kk

      Excluir
    2. Explicação para as Estrelas: http://mundoestranho.abril.com.br/materia/como-nascem-e-morrem-as-estrelas
      Lua: http://mundoestranho.abril.com.br/materia/como-surgiu-a-lua
      Agua http://www.galeriadometeorito.com/2015/04/qual-e-origem-da-agua-na-terra.html#.VlHb7vmrTIU
      O vento é um monte de particulas de hidrogenio.
      A inteligencia dele evoluiu com os anos. E o Coração pulsa por causa de um músculo wue bate sozinho.
      Logo não, não é Deus quem ta a vida.

      Excluir
    3. A ciência diz que precisa de evidências reais para a existência de Deus. A pergunta que faço é: Por qual caminho a ciência anda para encontrar evidências reais da existência de Deus?. Ora, se Deus é espiritual, então o único caminho para ter evidência de Deus é através da espiritualidade. Como faço isso? R:oração (conversa), a ciência já buscou dessa forma? porque do jeito como ela procura, nunca irá encontrar. Será que os sábios (pelo menos é assim eles se consideram)já tentaram pensar nessa hipótese?. As coisas físicas, eu defino como evidência real porque vejo, apalpo, cheiro...já, as sobrenaturais, eu defino como evidência real porque oro, tenho fé e principalmente,devido minhas experiências espirituais. É dessa forma que a ciência encontra todas as evidências sobre a existência de Deus. Uma dica para a ciência: Vocês conseguem sair do ponto A para chegar no ponto B, saindo do A direto para o C? Em outras palavras, vocês conseguem sair de casa querendo chegar em um lugar x, pegando sempre o caminho para o lugar y?. Pensem bem.

      Excluir
    4. Naiana, o ar sai do meu pulmão porque eu respiro como qualquer animal na terra,até plantas fazem isso é elas não tem pulmão. Mas você foi além e falou sol, lua,água, vento,estrela... 7 letrinhas pesquisa BIG BANG. Pronto. A propósito está na Bíblia que a mulher deve permanecer calada e submissa. (1 corintios 34-35), procure se informar.

      Excluir
    5. Há então vc acredita na Bíblia rsrsrs, mas falando sério eu respeito a opinião da ciência, mas infelizmente ela não pode explicar como muitas pessoas mortas começaram a sair de seus túmulos com o simples fato da ressurreição de Cristo, (MATEUS 27:51-53)esse é um fato onde houve muitas testemunhas. Fico chateado com o comentário da Patrícia que diz que não acrescentamos nada para ela, sou cristão e aprendo muito com a ciência, já que a ciência foi deixada por Deus e cerca de quase 4000 anos atrás foi registrado que a ciência se multiplicará muito, como é o que observamos hoje. (DANIEL 12:4)

      Excluir
    6. Concordo ! É Deus quem dá vida como tbm tira .
      Ninguém explica Deus , Ele é DONO de TUDO é DONO do MUNDO .

      Excluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. ACHO ENGRAÇADO ISSO. SEMPRE QUE ENTRO EM SITES E BLOGS QUE EXPLICAM A CIÊNCIA SEMPRE TEM UM RELIGIOSO PARA CRITICAR O NOSSO CONHECIMENTO. MAS O ENGRAÇADO É QUE SE ELES ESTÃO AQUI, SIGNIFICA QUE TAMBÉM ESTÃO EM BUSCA DE RESPOSTA NÃO É?
    SE VOCÊS QUE ACREDITAM QUE FOI DEUS QUEM FEZ TUDO, ENTÃO PRA QUE ENTRAR NESSES SITES DE CIÊNCIA?
    SE VOCÊ NÃO TEM UMA MENTE ABERTA PARA PELO MENOS OUVIR OPINIÕES DIFERENTES E QUESTIONAR ALGUMAS COISAS ENTÃO NÃO FIQUE PESQUISANDO SOBRE CIÊNCIA E FAZENDO COMENTÁRIOS DESNECESSÁRIOS, VOLTE PARA A IGREJA DO SEU BAIRRO E ACEITE QUE FOI DEUS QUEM FEZ TUDO. VOCÊS FICAM MELHOR LÁ. VOCÊS NÃO ACRESCENTAM NADA PARA NÓS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. so por q a ciencia saber umas coisinhas... acha q pode confunde muitas pessoas...se a ciencia é tao inteligente...entao porq ainda nunca descobri quem fez o mundo...eu entro nesses setes...so pra mi ver ate aonde essas pessoas vao chegar...a melhor coisa q tem a fazer hoje e permaneça na presença de Deus...

      Excluir
    2. so por q a ciencia saber umas coisinhas... acha q pode confunde muitas pessoas...se a ciencia é tao inteligente...entao porq ainda nunca descobri quem fez o mundo...eu entro nesses setes...so pra mi ver ate aonde essas pessoas vao chegar...a melhor coisa q tem a fazer hoje e permaneça na presença de Deus...

      Excluir
    3. "Coisinhas"Se dependesse da religião você ainda estaria fazendo fogo por meio de fricção, na verdade nem isso.

      Excluir
  4. Felipe Nogueira Barbara de Oliveira, excelente o que você escreveu :)

    ResponderExcluir
  5. Obrigado, Patrícia Nunes. Veja os posts mais recentes e divulgue o blog para os seus conhecidos!

    ResponderExcluir
  6. Felipe Nogueira li o seu artigo e devo dizer que não me surpreende nada. Eu sou Cristão e adoro ciência, durante muitos anos quis ser cientista, só que depois optei por uma via diferente mas sempre acompanherei a Ciência. Eu li o seu artigo e o que ele reflete é o típico discurso de um ateu, depois fui ao seu perfil e vi lá esta frase " Meu objetivo é a divulgação do ceticismo, além de desbancar pseudociências". Acho que esta sua frase diz tudo sobre aquilo que você escreveu, ou seja, ignorância Cientifica, Irracionalidade, pouca capacidade de raciocínio, pre-conceito religioso. Não é de admirar que os seus autores prediletos sejam o Darwin, o Hawking, Alfred Russel Wallace, Sean Carrol e Richard Dawkins. Só não põe aqui o maior ateu do século XX, Antony Flew por não lhe dá jeito, já que ele depois de estar grande parte da vida a defender o ateísmo converteu-se ao Teísmo através precisamente da Ciência e da Filosofia. Você diz que os crentes insistem em dizer que a Ciência não refuta a existência de Deus, na minha opinião é completamente , os ateus é que insistem em colocar a Ciência contra a Religião, aliás não é por acaso que você escreveu este artigo no dia 21 de Dezembro. Para quem realmente gosta e entende de Ciência e para quem tem mente aberta e deixa ideologias e preconceitos de parte, é completamente claro que tanto a Filosofia como a Ciência são duas das melhores amigas da Religião e confirmam a existência de Deus, exectamente isto: CONFIRMAM. Alías se você estudar um pouca da história da Ciência observa que muitos dos melhores Cientistas, filósofos e intelectuais da história acreditavam em algum Deus, e mesmo muitos dos maiores cientistas da atualidade acreditam em Deus e muitos são mesmo Cristãos, podia enumerar aqui uma lista infindável de grandes cientistas e intelectuais do passado e da atualidade e que são/eram Cristãos, e haverá outra obviamente também Judeus e Muçulmanos. Aliás se você investigar vai ver que a Ciência moderna(observação prática) foi fundada com o objetivo de estudar a Criação de Deus, ou seja, toda a existência, desde o infinitamente pequeno ao infinitamente grande, os pais da Ciência eram pessoas que acreditavam em Deus,por exemplo: Mendel, Galileu, Cupérnico, Newton, Pascal, etc, etc etc. O próprio Einstein acreditava em Deus, ao contrário do que muitos dizem por ai.

    ResponderExcluir
  7. Não acreditava no Deus Bíblico, mas acreditava que o Universo foi criado e é governado por um entidade inteligente. A ciência só por si não explica nada, ela apenas explica como as coisas funcionam, como elas saõ, ela não diz o "porquê" de elas serem como, e nem diz qual a razão de existirmos, quando supostamente nada devia existir porque nada existia "dantes" e de repente passou a exitir. Quando você diz que alguma coisa pode vir do nada você está a cair no rídiculo e ai ninguém lhe passa cartuxo, porque isso é uma afirmçºão sem lógica nenhum. Como é possivem algo vir do nada?? Tal como a filosofia diz "do nada, nada vem". Toda a criação precisa de um creador, todas as leis precisam de um legislador(as leis da natureza não fogem á regra obviamente), todo o Design precisa de um Designer. Você quando vê uma obra de arte deduz automaticamente que houve um artista qua o desenhou. Quando vê um edifício deduz que houve um arquitecto que desenhou, com a participação dos engenheiros, e qua foram necessário construtrores para o construírem. Quando vê uma peça de imubiliário ou um Celular, ou um Pc, ou qualquer objecto tecnológico ou não, deduz automaticamente que necessitaram de um Designer e de um obreiro que os fez, ou funcionários de uma fábrica, ou engeiros de softwer. As coisas não se fazem do nada nem se fazem a sí mesmas. obviamente. Obviamente que no caso das flutuações quânticas não é exceção. De onde vieram essas flutuações? de onde vieram as partículas?? Acha mesmo que surgiram "do nada" e desapareceram do nada?? Tenha juízo. É claro que no ponto de vista de um ateu, quando olha para essas partículas parece que elas estão a surgir e a desaparecer do nada porque não vem de onde elas podem vir? Mas claro que é Deus que está a criar, só que ele é invisível, e a única parte visível é a sua criação,ou seja, as partículas, então um ateu ao ver aqui parece que elas estão a vir do nada.

    ResponderExcluir
  8. . Hoje em dia a sociedade ocidental, e mesmo outras sociedade estão a passar por um época de enorme ceticismo, e isso influencia a educação e o meio académica e claro o meio cientifico, então os cientistas da actualidade são educados neste meio cético e obviamente tem clara tendência para serem ateus porque vieram desse meio e ficaram com essa mentalidade. Então hoje só se acredita no que se vê como São Tomé.
    Você falou em Evolução, mas está a confunfir Evolução com Seleção Natural. A Evolução é um facto, al como a Criação. Aliás a Evolução é também uma forma de Criação. Nada por evoluir sem ser primeiro criado, e tal como nada por ser criado do nada, também nada por evoluir "do nada". Se existisse uma mesa que durasse 500 milhões de anos, ela por mais tempo que passa-se não se iria transforma num ser vivo, nem num ser inteligente. A evolução é um processo, e como todos os processos precisa de "alguem" que faça acontecer esse processo. Existe a evolução do Universo, a evolução da vida e a nossa própria evolução individual. Você esta a evoluir desde o momento que foi concebido dentro do ventre de sua mãe. Você não foi sempre como é hoje. A Evolução é uma transformação, mas quem faz essa transformação nas coisas? Porque que as coisas evoluem? Quem as faz evoluir? Voçe vai dizer que a evolução das espécies aconteceu porque houve condições para isso, mas quem é que criou essas condições?? Ainda por cima condições extramente improváveis. E já agora, porque que as condições são aquelas que conhecemos e não são outras' Porque que precisamos de água, de oxigénio, desta temperatura, da luz solar, etc? Aliás porquê que necessitamos de nos alimentar e de beber e de durmir? Quem é que nos criou estas necessidades? A Ciência não explica nem nunca vai explicar nada disto porque simplesmente não tem capacidade para isso, está fora dos seus limites. A Ciência com Deus faz todo o sentido, mas sem Deus nenhum explicação cientifica tem sentido. Robert Boyle(pai da química moderna) disse " Ao conhecermos as obras de Deus, nós o conheceremos também". Voltaire disse "a falsa ciência cria os ateus, a verdadeira faz o homem prostrar-se diante da divindade". Aliás o próprio Hawking( que é ateu) uma vez disse insconscientemente que ao estudar ciência é como se estivéssemos a ver "a mente de Deus", nem ele imagina que disse uma autêntica verdade. Na verdade foi por isso mesmo que os pais da ciência faziam ciência, aliás os primeiros Cientistas(que foram grandíssimos cientistas) foram monges Católicos, Muçulmanos, e Médicos. Aliás já 70 cientistas da Pontifícia Academica das Ciências do Vaticano receberam o prémio Nobel. Um dos grandes cientistas astrónomos do século XX, Lemaitre, que foi um dos fundadores da teoria do Big Bang e foi bastante elogiado por Einstein, era também padre. Ao longo da história hove muitos padre cientistas, ainda hoje no Obervatório Astronómico do Vaticano trabalham vários Astrofísicos que são padres também.

    ResponderExcluir
  9. Você disse que a Teoria da Evolução esta mais que provada. Falou bem, a Teoria da Evolução é um facto, mas a Teoria da Seleção Natural é um fábula ainda pior que o Papai Noel. A evolução é um processo criado e guiado por Deus, aliás como as mais recentes descobertas na área da biologia tem revelado. As ultimas descobertas cientificas mostra claras evidencias que a Evolução é um processo "conduzido" e contraria a Teoria da Seleção Natural. Ao contrário do que você disse, cada vez mais Cientistas a deixarem a Seleção Natural e a adotarem o Design Inteligente. É verdade que ainda muitos são a favor da Seleção Natural, mas isso acontece porque em vez de serem cientistas, são ideologistas, tal como o senhor, são pessoas que são teimosas, não querem aceitar as evidencias por puro preconceito, e fazem de tudo para não largar a sua idologia/religião chamada "Seleção Natural", e para isto inventam as mais esfarrapadas teorias para tentar que eles encaixem á força toda com a sua idologia/crença(seleção natural). N Ciência, quando uma teoria é aceite como "verdade universal" é muito difícil mudar para outra, mas as mudanças acabam sempre por chegar por muito tempo que levem, a história ensina-nos isso. Na época de Darwin ele foi ridicularizado e até foi feito um cartoon dele com corpo de macaco, ironicamente, hoje são os média e muitos cientistas que ridicularizam quem não acredita na Seleção Natural. Mas com o passar do tempo este teoria também vai passar de moda porque muitos cientistas estão a estudar a evidencias e a adotar o Design Inteligente(que também se aplica na Evolução). Na ciência o que hoje é verdade amanha é mentira, e a Selção Natural acredito que é uma fábula que irá passar.
    A ciência é a busca pela verdade, e não por tentar provar contra todas as evidencias "as nossas crenças". Na ciência, na verdadeira ciência, não há lugar para preconceitos, ideologias, as nossa "preferências pessoais".
    Felipe Nogueira seja uma pessoas racional e lógicas, deixe a sua ideologia ateísta e o seu preconceito contra Deus e a religião, investigue as provas com mente aberta. Abraço

    ResponderExcluir
  10. Peço desculpa por alguns erros ortográficos e poe algumas palavras que ficaram imitidas, mas escrevi muito rápido e nem reparei quando estava a escrever.

    ResponderExcluir
  11. Patrícia Nunes qual o problema de uma pessoa religiosa visitar e comentar um bloque sobre Ciência? Aliás isto nem é um site cientifico porque de ciência não tem nada, isto é apenas um blog de uma pessoa preconceituosa a desfilar a desfilar a sua ideologia ateísta. Além disso uma verdadeira pessoa da Ciência é crente em Deus, por isso deveria ser mais que normal uma religioso vir a um "site" sobre Ciência.
    Mas é preciso muita falta de escrúpulos da sua parte, por vou a site Cristãos e o que não faltam lá são ateus a comentar e a desfilar preconceito e ignorância.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me diga onde está a frase no texto que ofende sua religião... Só isso, apenas fassa isso. Sabe o pior de tudo é ver você falando "uma verdadeira pessoa da ciência é crente em Deus" como se apenas sua religião tivesse plena razão e fosse uma verdade absoluta e incontestável. Ritlle pensava assim Mussolini também, dizer que apenas pessoas que seguem sua religião são "verdadeiras", cuidado com oque você fala/vomita.

      Excluir
  12. Meus camaradas, antes de tudo ,quero lhes dizerem que me chamo Isaac Oliveira, tenho 17 anos e nasci numa cidadezinha no interior do Acre, chamada Tarauacá. Bom eu li a postagem do blopg e fiquei admirado com tantas informaçoes boas e legais.
    já que o autor do blog expressou seu ponto de vista, agora pretendo expressar o meu:
    bom, como poucos sabem, para haver vida são necessárias várias coisas, inclusive a INFORMAÇÃO.
    Voltando no que eu havia dito antes: como poucas pessoas sabem, para ser criar DNA precisamos de PROTEÌNA e mais, precisamos de IFORMAÇÃO. Ou seja, o DNA nao pode se criar sozinho, pois nao é capaz de sintetizar proteínas e nem as proteínas são capazes de se auto-sintetizarem pois descedem de aminoácidos e ainda precisam de informação, e somente o RNA que possui essa INFORMÇÃO é capaz de criar proteínas e consequentemente o DNA.
    Agora o que raios isso tem haver com a física e/ou o surgimento de tudo?
    bom, isto tem tudo haver, pois no universo não é diferente: ainda que o universo tivesse todos os ingredientes para se auto-contruir, ele precisaria de informação e informação essa que só pode ser encontrada em AlGO OU ALGUÈM QUE ESTEJA FORA DO ALCANCE DO UNIVERSO, POIS SE ESTIVESSE NO ALCANCE DO MESMO, O ELE NÃO PRECISARIA DE INFORMAÇÃO, POIS O MESMO JÁ SERIA A SUA PRÓPRIA INFORMAÇÃO. Assim também acontece no mundo da genética, pois se o DNA já tivesse a sua própria informação, ele consequentemente não precisaria do RNA para se criar.
    Sendo assim, podemos deduzir que o universo assim como o DNA, precise de informação que esta não se encontra nele próprio, ou seja o UNIVERSO SÓ VEIO Á SURGIR QUANDO ALGUÉM LHE DEU ÁS INFORMAÇÕES NESCESSÁRIAS PARA QUE O MESMO COMEÇASSE A FUNCIONAR. Com isto podemos imaginar que esse alguém seja Deus, que interveio na criação do universo.
    Resumindo: O universo só começou a se criar, quando recebeu ás INFORMAÇÕES para tal processo, e informações essas que proveio de Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não cara como você é burro, provavelmente você nunca leu nada sobre o assunto é vem falar de dna como se tivesse alguma relação.

      Excluir
  13. boa noite me chamo leandro, quero parabenizar a todos,pois essas enformações foram muitos boas, acredito que ganhei muitas experiências com vocês.

    ResponderExcluir
  14. boa noite me chamo leandro, quero parabenizar a todos,pois essas enformações foram muitos boas, acredito que ganhei muitas experiências com vocês.

    ResponderExcluir
  15. a ciência se acha sabia,pois vos digo que o gande sábio e aquele que tem fe em nosso querido DEUS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A ciência se acha... Então me diga bonitão, quando você fica doente vai pra onde igreja ou hospital? Toma oque remédio ou água benta? Se for atropelado a ambulância vem buscar E você usou a Internet pra comentar tudo isso graças a ciência ...agora me diga oque seu deus fez? Calma eu respondo: igreja apoio o nazismo, escravidão, matança em massa,matar crianças (como o filho do próprio David que nem tinha nascido)estupro ,promove ódio contra gays (chegando ao ponto de aprovar a castração química), intolerância e guerra... Não presiso de um ditador celestial, então vamos fazer assim você não usa a ciência (hospital,escola, transporte, remédio,celular, etc) pronto... cara como vocês são ipocritas.

      Excluir
    2. Wesley Lima vc está um pouco equívoco com algumas das suas palavras, primeiro q a ciência é explora conhecimentos e não confirmação , ela não lhe dá a resposta concreta de algo , apenas explicar como algo acontece. Sem contar que qualquer um pode se dizer cristão mas nem todos são é MT menos falar q apoia castração , agressão , movimentos contra homossexuais etc .

      Excluir
  16. meu é impressionante como as pessoas fazem o raciocínio de forma errada e ainda dizem que os ateus são desinformados, ignorantes...pô mas os religiosos que comentaram aqui nem conseguem fazer um raciocínio válido em relação a realidade visível, por exemplo um aí disse q acreditamos no ar q é invisível - mas o ar nós sentimos fisicamente e é detectável de várias formas, e não somos nós q ateus q acreditamos, todos acreditam pq o ar está aí ele não é imaginário. aí querem dizer que somos ignorantes?
    Não sou contra qualquer religião, mas por favor quando forem dar opniões revejam o q dizem pois é triste ver q algumas pessoas estão com a mente tão distorcida.

    ResponderExcluir
  17. A ciência e a fé...Sempre glorificam à Deus.

    ResponderExcluir
  18. Se a ciência rejeita a idéia de um mundo sobrenatural, como pode ressaltar a idéia de mundos com duas dimensões ? Fiquei meio bugado, alguém pode me explicar ? :/

    ResponderExcluir
  19. Diversas partículas e anti-partículas são criadas "do nada", elas se chocam e deixam de existir...????¿?? Por favor alguém poderia me ajudar como assim criado do nada isso não entra na minha cabeça...è possível dentro da lógica alguma coisa surgir do nada¿ Por isso não ateu.............

    ResponderExcluir